Normas e Procedimentos

  •      CAPELANIA

O serviço de capelania de responsabilidade do Pastor da entidade mantenedora, a Igreja Presbiteriana do Brás com objetivo de prestar assistência espiritual, religiosa e ética aos estudantes, aos funcionários e aos familiares está à disposição sempre que necessário. Aos interessados bastam solicitar agendamento na secretaria.

 

  • AGENDA ESCOLAR

O Colégio fornece gratuitamente a agenda escolar aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I (1º. ao 5º. Ano). Ela é parte do material escolar e essencial para organização pessoal do aluno. É obrigatória, sendo instrumento de comunicação diária entre família e escola.

Aos alunos do Ensino Fundamental II (6º. ano 9º. Ano) são disponibilizados na ferramenta Apoio ao Pais, no site do colégio e no App Acadesc comunicados, circulares, calendários, entre outras informações.

 

  •   APOIO AOS PAIS

Ferramenta disponível no site do colégio pelo qual os pais e responsáveis podem acessar individualmente as informações sobre o(s) aluno(s) sob sua responsabilidade como: diários de classe com conteúdos, tarefas, boletins, comunicados, ocorrências, boletos e declaração I.R.

 

 

  •   APP ACADESC

A vida escolar do seu filho na palma  da sua mão  disponível para ANDROID e IOS. O manual de utilização do aplicativo está disponível no site do colégio -

 

 

  • ATENDIMENTO AOS PAIS

 

Atendimento individual

Os pais ou responsáveis podem ser recebidos em horários previamente agendados com a coordenação, orientação e/ou professores.

Reuniões coletivas

As reuniões de pais ocorrem no início do ano para apresentação da equipe pedagógica, educacional e docente e bimestralmente, ao término de cada etapa, para ciência dos conteúdos trabalhados, acompanhamento e rendimento escolar dos alunos.

 

  • DIREITOS E DEVERES DO ALUNO

 

    I. ​Ter assegurado condições necessárias ao desenvolvimento de suas potencialidades nas perspectivas social e individual;

    II. Ter assegurado o respeito aos direitos da pessoa humana e suas liberdades fundamentais;

    III. Ter assegurado boas condições de aprendizagem, devendo ser-lhe propiciada ampla assistência por parte do professor e acesso aos                recursos materiais e didáticos;

    IV. Reunir-se a seus colegas para organização e agremiações e campanhas de cunho educativo, nas condições do estabelecimento, 

       equipamentos e material escolar, concorrendo também para a manutenção de boas condições de asseio do edifício escolar e suas                    dependências;

    V. Ser informado dos critérios de avaliação utilizados e da proposta educacional do Colégio;

    VI. Receber atendimento adequado por parte dos recursos assistenciais do Colégio quando necessário;

    VII. Cumprir determinações emanadas da direção do estabelecimento;

    VIII. Ocupar o lugar que lhe foi destinado na sala de aula;

    IX. Manter-se atento e participativo durante as aulas, executando atividades determinadas pelos professores com empenho e dedicação;

    X. Ser pontual e assíduo;

    XI. Ser honesto na apresentação das tarefas e trabalhos, na realização das avaliações e atitudes no dia a dia;

    XII. Comparecer às aulas de assistência sempre que recomendado;

    XIII. Respeitar professores, funcionários e colegas, bem como as normas disciplinares, comportando-se adequadamente dentro e fora da        escola. O respeito ao próximo deverá ser a base de todo relacionamento existente na escola;

    XIV. Zelar pela limpeza e conservação do patrimônio do estabelecimento;

    XV. Indenizar o prejuízo, quando produzir danos materiais à escola;

    XVI.Cuidar dos seus pertences. Objetos de valor não deverão ser trazidos à escola;

    XVII. Entregar à família a correspondência enviada pela escola;

    XVIII. Comparecer às solenidades, festas cívicas e outros eventos promovidos pelo estabelecimento;

    XIX. Respeitar símbolos nacionais;

     XX. Não portar material que represente perigo para sua saúde, segurança e integridade física e moral ou de outro;

     XXI. Observar as normas de prevenção de acidentes, utilizando obrigatoriamente, quando for o caso, o equipamento de segurança                   previsto;

     XXII. Flexibilização, aprofundamento e enriquecimento curricular, em consonância com o projeto pedagógico, para melhor atendimento às       suas necessidades especiais.

 

    É vedado ao aluno:

 

     I. Utilizar ou portar material perturbador da ordem e dos trabalhos escolares, como brinquedos, rádios, games e celulares;

     II. Atrapalhar e tumultuar a aula com conversas, bolinhas de papel, risadas, vaias, batucadas, gritos, vocabulário impróprio, desenhos,             bilhetes e outros;

     III. Entrar ou sair da sala de aula sem autorização do professor;

     IV. Ocupar-se durante as aulas, com atividades alheias a elas;

      V. Usar meios fraudulentos quando da realização das avaliações;

      VI. Usar boné, capuz, touca, gorro, quando em sala de aula, laboratórios e outros espaços fechados quando o professor determinar o              contrário;

      VII. Praticar atos que prejudiquem as atividades escolares, em sala ou fora dela, que sejam contrários aos bons costumes ou excedam os        limites de segurança e da boa educação;

     VIII. Usar indevidamente o nome da escola ou distribuir impressos que envolvam o nome de colegas, professores e funcionários;

     IX. Apelidar, xingar, discriminar ou expor a situações embaraçosas colegas, professores e funcionários;

      X. Promover atividades extraclasses, jogos, campanhas ou comércio de qualquer natureza, não autorizadas dentro da escola;

     XI. Namorar nas dependências da escola;

     XII. Amassar, rabiscar, adulterar ou deixar de entregar as correspondências encaminhadas aos pais;

     XIII. Ausentar-se do estabelecimento sem que esteja devidamente autorizado pela família e pela escola;

     XIV. Portar ou fazer uso de cigarros, bebidas alcoólicas ou substâncias tóxicas;

     XV. Promover, incentivar ou participar de agressões ou brigas, ou tomar atitudes incompatíveis com o adequado comportamento social, no        interior, na frente ou imediações da instituição.

                             

                                                                  Acesse e conheça o Regimento Escolar, 

 

 

  • FESTA DE ANIVERSÁRIO NA ESCOLA – APENAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

O aniversário no colégio será cultivado pelos alunos e professores de maneira simples, distinta, participativa, planejada e envolvente, a partir de manifestações de afeto, bem querer, alegria e gratidão a Deus por mais um ano de vida, valores estes que o colégio seguirá na formação de seus educandos.

 

                                                       Orientações e formulário de solicitação para a festa, 

 

  • MEDICAMENTOS

Administração de medicamentos na escola somente com receita médica atual e especificação da dosagem e horário.

 

  • PONTUALIDADE

O portão é aberto 15 minutos antes do horário de entrada e será fechado após 10 minutos do horário normal de entrada. Após este horário, o aluno poderá entrar na 2ª. aula, com solicitação por escrito, assinada pelos pais ou responsáveis, com ciência do comprometimento pedagógico, bem como da falta na 1ª. aula.

 

Turnos e Horários de Funcionamento

 

  • EDUCAÇÃO INFANTIL

Manhã – 7h30 às 11h45 – Tarde – 13h15 às 17h30

  • ENSINO FUNDAMENTAL I

Manhã – 7h30 às 12h – Tarde – 13h15 às 17h45

  • ENSINO FUNDAMENTAL II

Manhã – 7h às 12h15

 

 

  • SITE DO COLÉGIO

Com um computador conectado à internet é possível acessar diversas informações sobre o Colégio e diversas do cotidiano escolar, além de contar com a ferramenta APOIO AOS PAIS.

Acesse através do endereço eletrônico: https://www.colegiopresbiterianodobras.com.br/

 

  • SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Na Educação Infantil, a avaliação será por meio de observação contínua para obtenção de informações, análise e interpretação da ação educativa, visando o aprimoramento do trabalho escolar, devidamente registrados em relatórios individuais.

 

No Ensino Fundamental, a verificação de rendimento escolar compreenderá a avaliação do aproveitamento e a apuração de assiduidade.

Na avaliação do aproveitamento serão utilizados no decorrer de cada bimestre diferentes instrumentos, como de provas mensais e bimestrais com valor até (8.0) pontos cada e demais atividades escritas, orais, trabalhos, individualmente ou em grupo e atividades on line com valor até (2.0) pontos.

ATENÇÃO: A apresentação de qualquer atividade solicitada que não venha a ser realizada pelo próprio estudante, tais como cópias de trabalhos e textos transcritos de livros ou da internet, não será aceita para fim de pontuação na composição de sua nota bimestral.

O estudante que faltar a alguma avaliação tem o direito de realizar outra posteriormente, em caráter substitutivo, mediante requerimento de avaliação substitutiva preenchido e assinado pelo responsável com justificativa e pagamento da avaliação substitutiva.

1º A justificativa será apresentada junto com o requerimento na secretaria no prazo de até 3 (três) dias úteis após a aplicação do instrumento a ser substituído.

2º A avaliação substitutiva será realizada pelo estudante em data e horário determinados pelo Colégio, não havendo a possibilidade de realizá-la em outra ocasião.

 

  • PROMOÇÃO

 

Atendendo aos dispositivos legais, o Colégio adota o Ciclo Sequencial de Alfabetização – CSA, composto pelos três anos iniciais do Ensino Fundamental.

No Ciclo Sequencial de Alfabetização – CSA, a promoção é automática do primeiro para o segundo ano e deste para o terceiro ano, ressaltando-se, contudo, que há avaliação processual, formativa, participativa, contínua, cumulativa e diagnóstica com os respectivos registros.

 

Do 3º ao 9º Ano do Ensino Fundamental será considerado promovido para o ano subsequente, ou concluinte de curso, o aluno que obtiver em cada componente curricular:

A média em cada bimestre igual ou superior a 6,0 (seis) em todas as disciplinas e frequência igual ou superior a 75%;

A média em cada bimestre e/ou após Estudos de Recuperação igual ou superior a 6,0 (seis) em todas as disciplinas e frequência total igual ou superior a 75%;

A média anual após Estudos de Recuperação igual ou superior a 6,0 (seis) em todas as disciplinas e frequência total igual ou superior a 75%.

A média anual será o resultado da média aritmética simples das 4 (quatro) médias bimestrais. Poderá ser promovido pelo Conselho de Classe ou Ano, antes ou após os estudos de Recuperação Final, o aluno que ficar retido por 1,0 (um ponto) em até dois componentes curriculares.

 

  • ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO

Aos alunos de aproveitamento insuficiente é oferecida a oportunidade de recuperar os conteúdos por meio dos Estudos de Recuperação bimestral em tantos componentes curriculares que se fizerem necessários.

 

Aos alunos que não alcançarem melhoria de aproveitamento nos Estudos de Recuperação bimestral e será oferecido ainda, Estudos de Recuperação final em até 4 (quatro) componentes curriculares.

O período de Estudos de Recuperação será fixado no Calendário Escolar.

Após os Estudos de Recuperação bimestral, será somada, a média bimestral com a nota da recuperação, dividida por 2 Resultando na média bimestral após recuperação.

 

(MB + NR) : 2 = MAR

MB – Média Bimestral

NR – Nota da recuperação

MAR – Média após recuperação

 

A média final, após Estudos de Recuperação Final será obtida entre a média aritmética simples obtida dos quatro bimestres e a nota obtida nos Estudos de Recuperação Final (a média dos quatro bimestres mais nota da Recuperação Final dividida por 2, igual a média final após recuperação).

(MF + NR) : 2 = MFAR

MF – Média Final

NR – Nota da recuperação

MFAR – Média final após recuperação

Após estudos de recuperação, o aluno que obtiver média final inferior a 6,0 em cada componente curricular, poderá ser promovido ou retido, a critério do Conselho de Classe ou Ano.

 

  • RETENÇÃO

A partir do 3º. Ano do Ensino Fundamental será considerado retido no mesmo ano o aluno que se enquadrar nas seguintes situações:

– Frequência total inferior a 75% independente da média anual obtida em cada componente curricular;

– Frequência inferior a 75% com qualquer aproveitamento em cada componente curricular;

– Frequência menor ou igual a 75% com média inferior a 6,0 em cada componente curricular, após Estudos de Recuperação Final.

  • DELIBERAÇÃO CEE 155/2017, clique abaixo para exibir o documento:

  • UNIFORME

O uso completo do uniforme é OBRIGATÓRIO, para garantia da identificação, segurança e igualdade, não sendo permitida a entrada sem ele. Orienta-se que os blusões sejam devidamente identificados com o nome completo do aluno.

Acesse e conheça o Regimento Escolar, CLIQUE AQUI.
logo-topo.png

Escola Parceira do:

  • Facebook
  • Instagram
  • wpp

Colégio Presbiteriano do Brás

Endereço: R. São Leopoldo, 356 - Belenzinho, São Paulo - SP, Brasil

Tel: +55 (11) 2692-1196